O que ninguém te conta sobre o seu propósito



A busca pelo propósito é hoje a mais valiosa e desejada pedra filosofal na trajetória de profissionais e marcas. Um facho de compreensão sobre qual é o seu papel mais profundo e elementar na sociedade. É entender-se como parte e não mais à parte da dinâmica viva de construção de um mundo melhor. É ter uma clarividência do porque você veio ao planeta Terra. Com qual missão. Pelo que exatamente você levanta todos os dias pela manhã e ergue sua voz e bandeiras.


Se você sente um misto de frustração e insegurança ao ler essas palavras não se desespere. Você não está sozinho.


Isso acontece porque toda literatura que vem sendo escrita sobre propósito enaltece a enorme importância dessa descoberta mas não conta muito sobre o processo, uma árdua jornada que você acaba descobrindo por conta própria na sua trajetória pessoal.

Encontrar e desvendar o seu propósito verdadeiro é um processo intenso de descoberta, não um insight milagroso em uma manhã no Starbucks. É um mergulho nas profundezas mais escondidas do seu ser—ou da marca. Um garimpo incansável e tortuoso. Muitos desistem pelo caminho. Alguns desistem quando estavam bem perto de desvendá-lo e compreendê-lo.


Sim, você encontrará muita areia e lama até achar a pedra valiosa. E em algum momento, essa pedrinha reluzente vai estar ali, ainda bem suja, talvez lamacenta, repleta de imperfeições e marcas do tempo. Feia até. Tanto que, se você não estiver preparado para encontrá-la, se você não estiver com a sua perspectiva de visão de mundo calibrada, há grandes chances de você descartá-la sem perceber exatamente do que se trata. “É só mais uma pedra feia sem valor”.


Isso tem grandes chances de acontecer porque ninguém conta pra você que o seu propósito não se apresentará para você instantaneamente como uma benção divina, como um raio reluzente que ascenderá na sua fronte depois de abrir caminho por entre as nuvens. O seu propósito não surgirá de repente em suas mãos como uma pedra perfeita, reluzente, já lapidada e pronta para ser exposta no museu da sua história.


É por isso que quando lemos textos e livros sobre propósito geralmente nos sentimos inseguros, incertos, frustrados até. Afinal, tudo é “vendido” como sendo tão simples! “Descubra o seu propósito e vá ser feliz”, é praticamente o que dizem os gurus. Mas nenhum desses textos ou livros (e olha que tem sido lançado muitos) fala pra você que o seu propósito não é algo para ser apenas descoberto como um resultado divino do alinhamento dos astros. Seu propósito é algo a ser construído. Tijolo por tijolo. Não um ato divino de descoberta mas uma edificação lenta e gradual que talvez você só perceba de fato anos à frente.


Por isso, entre no carro. Curta a viagem. Não fique totalmente preocupado se perguntando a todo momento qual o seu propósito, se indagando e se cobrando porque você ainda não teve o tal momento de iluminação divina. É justamente quando você para de se perguntar, que a resposta aparece. Mas não se esqueça de ligar o seu radar sensitivo e calibrar seu olhar, para quando você encontrá-lo, saber que está diante da sua razão de existir.


Fico muito feliz de você estar por aqui. Vamos nos manter conectados?

Linkedin: linkedin.com/in/raulsantahelena/

Instagram: @raulzito

Facebook: facebook.com/raulsantahelena


Minha grande paixão na vida é escrever. Publiquei dois livros e estou escrevendo o meu terceiro neste exato momento.


"Caçadores de Propósito na Vida e nos Negócios: Guia Inspiracional para Realizadores Incansáveis" (Editora Voo, estimativa Novembro de 2018)


"Truthtelling: por marcas mais humanas, autênticas e verdadeiras" (Editora Voo, Junho de 2018)


"Muito Além do Merchan: como enfrentar o desafio de envolver as novas gerações de consumidores" (Editora Campus Elsevier, 2012)


Gerente de Publicidade da Petrobras

Professor de Planning da Miami Ad School / ESPM

Colaborador do Meio & Mensagem e do Adnews



#Business #MarketingPublicidade #Publicidade #Marketing #Strategy #Propaganda #Branding #Propósito #PurposeChasers #CaçadoresDePropósito #CacadoresDeProposito #LeiaSantahelena #Santahelena #TopVoices #Linkedin #meaningfulness #meaningfulbrands #entrepeneur #empreendedor #empreededorismo #innovation #startup #hyperisland #businessman #purposemarketing #marcascomproposito #marcascompropósito #motivation #inspiration #inspire #inspiração #inspiracao #inspired #inspira #meinspira #motivational #motivacional